Em Rosário Oeste, o PROGRAMA SER FAMILIA, que é idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes e executado pelos Municípios, prevê não apenas a transferência de renda os beneficiários, mas também o acompanhamento dessas famílias. Estão incluídos no programa os cartões SER Família Idoso, SER Família Criança, SER Família Inclusivo, SER Família Indígena e SER Família Mulher.
De acordo com o decreto, todas as famílias beneficiadas pelo SER Família devem ser inseridas, de forma obrigatória, em ações de socioassistenciais que serão oferecidas pelas equipes de referência que compõem as Unidades de Centro de Referência e Assistência social (CRAS).
O programa Ser Família tem como objetivo garantir o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade a serviços básicos, como saúde, educação, assistência social e segurança alimentar. Para isso, conta com a atuação de equipes multidisciplinares, formadas por profissionais de diferentes áreas.
Para isso, a secretaria de assistência social inicia a capacitação dos técnicos auxiliares (ACS) e técnicos de referência (Pedagogas e Assistente social) para atuarem no Programa, que prevê a visita domiciliar e acompanhamento e reuniões mensais, com as famílias com vista a vistas a superação das condições de vulnerabilidade.
Hoje a capacitação foi com as Agentes auxiliares (Agentes comunitárias de Saúde do PSF 1), que atendem o centro da cidade, onde foram abordados temas como a violência contra a mulher e seus encaminhamentos, crianças e adolescentes fora da escola e benefícios assistências.
Serão capacitado ainda os agentes comunitários do PSF2 e PSF3 e da zona rural e as Pedagogas que serão as auxiliarem de referencia nas reuniões com as famílias.
Fonte: Pagina1