O retorno as aulas trás para os pais um momento de "alivio", pois de certa forma a família retornará as suas atividades normais do ano. Porém para a criança pode ser um momento extremamente emocionante e desafiador.
Esse momento pode trazer emoções positivas, mas também emoções negativas como medo, ansiedade e até mesmo tristeza.
É importante estarmos preparados para oferecer o suporte que essa criança precisa para lidar com tais emoções.
Para isso segue algumas dicas importantes para lidar com essas emoções:
1 - Preparação: prepare a criança para o retorno as aulas, explicando o que ela pode esperar e como ela pode se adaptar.
2 - Empatia: converse com a criança sobre como ela se sente e valide os sentimentos dela. (Caso a criança não saiba expressar utilize de técnicas lúdicas como desenhos, teatros e outras brincadeiras que levem a expressar mesmo que de forma indireta tais sentimentos).
3 - Rotina: Estabeleça uma rotina que faça a criança se sentir segura e organizada.
4 - Cuidado com as cobranças: A criança está se readaptando a uma rotina. E assim como nós adultos temos muita dificuldade em voltar a trabalhar depois de um longo período de férias, eles também passam pelo mesmo processo com a escola.
Lembre-se de que cada criança é única e pode experimentar emoções diferentes durante o retorno às aulas. Com preparação, empatia, rotina e cuidado, você pode ajudar a criança a se sentir mais segura e confiante. Fazendo com que esse momento seja mais leve e feliz para toda a família!
Dayane Frigo é Psicóloga/Coach e Especialista em Gestão de Pessoas e compartilha varias dicas atraves do seu perfil na rede social @dayfrigopsi
Fonte: fatoemfoconews